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DÚVIDAS E DICAS

Selecionamos algumas perguntas com respostas e algumas dicas para você

1 – Onde retiro o meu boleto para pagamento?

Você pode retirar seu boleto em nosso site, na aba central do cliente, através de nosso whatsapp na opção segunda via, ou retirar impresso em uma de nossas lojas

2 – Quais os meios de atendimento da Rapidus?

Através dos telefones: 74  4141-0103 (Whatsapp) 74 98836-3919 / 74 988161756 e através do Fale conosco em nosso site. 

3 – Posso pagar via Pix? 

Sim, basta acessar nosso site (central do cliente), verificar seu boleto, gerar o código pix, copiar e ir no app do seu banco para realizar seu pagamento, em até duas horas nosso sistema baixará sua mensalidade.

4 – Minha internet está bloqueada, paguei e não voltou o que faço?

Você pode fazer um desbloqueio temporário em nosso site na aba central do cliente, através do nosso whatsapp, na opção desbloqueio temporário. Caso já tenha feito um desbloqueio no mês o sistema não libera, desta forma você deve falar com nosso atendimento.

5 – Quando cancelar preciso devolver os equipamentos que estão em minha residência?

O cliente tem a obrigação de devolver os equipamentos emprestados para gerar sua conexão, pois estes são de propriedade da Rapidus, a não devolução, pode acarretar sanções previstas em contrato, desta forma ao cancelar sua conexão entre em contato com nosso atendimento para resolução destas pendências.

6 – Estou sem internet o que devo fazer?

Primeiro passo: Não remova nenhum cabo de seus aparelhos ou troque-os de porta. Segundo passo: verifique se tem algum Led vermelho na ONU (fibra óptica), se tiver entre em contato imediatamente com nosso suporte. Terceiro passo: Caso a ONU esteja com os leds verdes, desligue o roteador e ligue-o, aguarde 5 minutos e não voltar, entre em contato com nosso atendimento.

7 – Jogo on-line e as vezes o ping aumenta, qual motivo?

A internet funciona através de rotas (redes ópticas) que cortam todo mundo e por onde trafegam os dados, pode acontecer que em determinado momento alguma destas rotas passe por problema, ocasionando o aumento de ping (Latência), salientamos que não existe servidor de jogo no Brasil, todos são no exterior, desta forma se alguma das rotas no qual se alcança um menor tempo para os jogos apresentar problema, há aumento de latência.

8 – Tenho TV BOX /SMARTV e minha lista de canal (IPTV) só fica travando, por que acontece isso?

Geralmente as listas de canais são piratas, onde são geradas foram do Brasil por ser ilegais, ou em favelas onde o link do responsável pelo serviço seja de má qualidade, desta forma mesmo que sua conexão esteja 100% seu IPTV (canais) pode não funcionará corretamente.

9 – Minha conexão via wifi as vezes fica muito lenta?

A conexão sem fio é feita através de ondas de rádios, estas ondas são geradas pelo roteador e emite o sinal e decodificadas pelo seu dispositivo, porém por ser ondas eletromagnéticas, elas são suscetível a interferências, como por exemplo, outros aparelhos eletrônicos que emitam sinal em forma de ondas como o forno micro ondas, entre outros.

10 – O que fazer quando a rede wi-fi esta com lentidão e apresentando quedas?

Pedimos para entrar em contato com o nosso atendimento para que possamos enviar o técnico a fim de realizar uma manutenção na sua conexão.

11 – Quando tento usar uma caixa de som através do Bluetooth a música fica cortando, por qual motivo?

Salientamos que a conexão wifi entre seu dispositivo celular é diferente da conexão entre o celular e a sua caixa (bluetooth). O bluetooth opera na faixa de frequência 2.4 e 2.5 ghz, a mesma que as redes wi-fi convencionais, desta forma se seu celular esta conectado no roteador através da rede 2.4 ghz possivelmente ela vai esta interferindo na conexão do celular com a caixa de som e vice-versa.

12 – Qual os tipos de redes wifi e suas diferenças?

Atualmente existe as redes com frequência 2.4 Ghz e 5.8 Ghz. A 2.4 ghz é a mais comum, onde praticamente todos os dispositivos operam com esta frequência, por este motivo é comum ela sofrer maiores interferências, até mesmo pelas outras redes wi-fi próximos a você. A 5.8 ghz é uma tecnologia mais moderna para redes residenciais, desta forma nem todos os dispositivos aceitam esta frequência, bem como tem menos interferências.

13 – Quais as capacidades de transmissão das redes wi-fi?

A rede 2.4 ghz geralmente consegue se atingir velocidade na casa de 100 MB, desde que o aparelho roteador e o dispositivo receptor (ex: Celular) tenha configurações adequedas para tal, porem constatamos que a média de transmissão desta rede fica na casa de 50 a 60 Mbps. A rede 5.8 Ghz tem capacidade de transmissão geralmente superior a 400, 500, +,  Mbps, porém isso depende das configurações e processamento do roteador e do dispositivo que esta recebendo a conexão.

14 – Contratei uma internet de X Mb e não chega no quarto, do outro lado da rua, na casa do vizinho, etc, por que ?

A velocidade do seu plano não tem relação com a distancia que o sinal do wi-fi irá chegar, o plano em MB que você contratou é a velocidade de acesso, ou seja, esta relacionado ao tempo de resposta para receber o conteúdo. por exemplo> para baixar um arquivo no celular ou computador esta velocidade que contará em termos de ser mais ou menos rápido o processo, não com a distância que o sinal do wi-fi irá chegar.

15 – Meu wi-fi não chega no quarto, banheiro, cozinha, porém tinha outro provedor e funcionava.

O que determina a distancia do w-fi é a potência que seu roteador transmite, há variação (potência) de um aparelho para outro, bem como o local que seu aparelho esta instalado, quanto mais paredes estiver na frente por exemplo da sua conexão menor será o alcance. Assista este vídeo para entender: https://www.youtube.com/watch?v=nD0Xa1VJnIU

16 – Conexão na TV/ TV BOX, Video Game /  via cabo ou wifi?

A tecnologia sem fio chegou para revolucionar o modo como as pessoas se conecta, porém tem alguns pontos que devem ser levados em conta como as interferências externas nestas redes, desta forma a RAPIDUS sugere que estes aparelhos sejam conectados via cabo, assim terão uma conexão super estável.

17 – Como faço teste de velocidade em minha internet?

O correto é usar um computador/notebook conectado via cabo em seu roteador, pois a conexão se torna mais estável e não sofre interferências externas. Utilizar sempre os medidores fast.com ou speedtest, pois são os mais confiáveis. Caso queria fazer o teste via wi-fi, deve-se trocar frequência (canal) da rede bem como se certificar que um único dispositivo esta usando a conexão no momento do teste.

18 – Depois que colocou a fibra óptica a internet piorou, por qual motivo?

A tecnologia em fibra óptica é a mais utilizada no mundo, mais de 90% da conexão de internet a nivel mundial é realizado através da fibra óptica, desta forma, não é a tecnologia em sí, que fez a sua conexão piorar, pois antes de fibra óptica está até a sua residência, ela chegava até o poste, e do poste para sua residência ela era realizada através de cabo metálico. Desta forma ao perceber que sua conexão esta oscilando entre em contato como nosso suporte.

19 – Meu vizinho quer dividir a internet comigo posso compartilhar?

A responsabilidade civil e criminal da conexão é exclusivamente do assinante, sugerimos não realizar o compartilhamento da conexão, pois caso haja algum problema, onde a justiça solicite os dados de acesso, é o titular que responderá solidariamente pelo uso da rede, já que todos os dados de acesso como IP, PORTA, DIA, MES, ANO, HORA, MINUTO e SEGUNDO, deve obrigatoriamente ser armazenado, afim de resguardar a segurança da rede mundial de computadores.

20 – Como abro uma solicitação de manutenção para minha conexão? 

Através de nosso whatsapp na opção (1) abrir um chamado técnico. Você pode também acessar nosso site na central do cliente e abrir seu chamado, como pode ligar ou falar com atendente pelo whatsapp. Lembramos que o chamado pelo site e pelo whastapp na opçao (1) você abre a qualquer dia e qualquer hora, pois este serviço funciona 24h por dia.